Eduardo Tagliaferro participará por videoconferência enquanto Corte analisa denúncia contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocou para esta terça-feira (2) o ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Eduardo Tagliaferro, que falará à Comissão de Segurança do Senado às 11h, por videoconferência. A audiência acontece no mesmo horário em que o Supremo Tribunal Federal (STF) inicia o julgamento de Jair Bolsonaro, acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado.
Tagliaferro, que mora atualmente na Itália, é alvo de denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por crimes como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, violação de sigilo funcional, coação no curso do processo e obstrução de investigação. Caso condenado, pode enfrentar até 22 anos de prisão.
Segundo a acusação, ele teria vazado à imprensa conversas sigilosas mantidas com ministros do STF e do TSE entre maio de 2023 e agosto de 2024, com o objetivo de atender aos interesses de uma organização criminosa. A PGR afirma que esse grupo atuava na propagação de desinformação contra o sistema eletrônico de votação e em articulações relacionadas à tentativa de golpe.
A coincidência entre os dois eventos chamou atenção nos bastidores políticos. Flávio Bolsonaro confirmou que não estará no Supremo acompanhando o julgamento do pai por conta da audiência no Senado, o que gerou especulações sobre uma estratégia para dividir atenções.
Enquanto o STF decidirá se aceita ou não a denúncia contra Jair Bolsonaro, a oitiva de Tagliaferro promete repercussão e reforça o clima de tensão em torno das investigações sobre ataques às instituições democráticas no país.
Fonte: agendadopoder