Polícia Civil do Paraná mobiliza 500 agentes em nove estados e prende “mentes” do esquema em São Paulo; vítimas perderam quase R$ 10 milhões. a maioria delas residentes em Curitiba e outras cidades do Paraná.
A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (3), uma megaoperação nacional contra uma organização criminosa especializada em golpes eletrônicos e lavagem de dinheiro. A ação, que mobilizou mais de 500 policiais civis, cumpre 189 mandados judiciais — sendo 57 de prisão e 132 de busca e apreensão — em nove estados e no Distrito Federal.
Segundo o delegado Emmanoel David, os chefes da quadrilha em São Paulo, apontados como os “autores intelectuais” do esquema, foram presos. O grupo é suspeito de causar um prejuízo que pode atigir próximo de R$ 10 milhões às vítimas, a maioria delas residentes em Curitiba e outras cidades do Paraná.
As investigações, que duraram dois anos, revelaram que os criminosos usavam métodos diversos para acessar contas bancárias, transferindo os valores de forma pulverizada para diferentes contas, a fim de dificultar o bloqueio e rastreamento.
Entre os estados onde os mandados estão sendo cumpridos estão Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Pará, Tocantins e Maranhão. Somente no Rio Grande do Sul, as ações se concentram em 11 cidades, incluindo Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo.
A operação é considerada uma das maiores já realizadas pela PC-PR no combate a crimes cibernéticos e estruturados em nível interestadual.
Fonte: G1 Paraná