Fenômeno deve causar instabilidade com granizo e rajadas de vento superiores a 60 km/h
Um ciclone extratropical que se forma no litoral do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (8) será o principal agente de uma semana de contrastes climáticos no Brasil. Enquanto a Região Sul enfrentará temporais, ventos fortes e risco de granizo, outras áreas do país seguiriam sob calor intenso, com temperaturas que podem ultrapassar a marca dos 40°C e umidade relativa do ar abaixo de 30%, conforme a previsão do meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.
Sul: semana começa com tempestade
A previsão indica que o ciclone trará pancadas de chuva fortes, risco de temporais e queda de granizo para todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com rajadas de vento acima de 60 km/h. O fenômeno também atingirá o oeste do Paraná. O acumulado de chuva entre segunda e terça-feira (8 e 9) pode variar entre 40 mm e 60 mm nessas localidades. A partir da quarta-feira (10), o tempo se estabiliza e as temperaturas começam a subir. O alerta fica para o noroeste do Paraná, onde não há previsão de chuva e as máximas ficam acima dos 30°C, elevando o risco de incêndios florestais.
Sudeste: ventos fortes e calor
Os efeitos do ciclone devem chegar à Região Sudeste na terça-feira (9), com rajadas de vento intensas em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, com potencial para causar quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia. A semana também começa com pancadas de chuva no litoral da região e no leste mineiro, mas a maior parte do Sudeste terá tempo firme e sol. Após um fim de semana frio, as temperaturas sobem em São Paulo e Rio de Janeiro. A umidade do ar deve ficar abaixo de 30% em boa parte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com calor de até 37°C no interior. O acumulado de chuva até sexta (12) será insignificante, não passando de 10 mm.
Calor extremo no Centro-Oeste, Norte e Nordeste
As demais regiões do país sentirão o peso do calor e do tempo seco. No Cento-Oeste, as chuvas serão raras e concentradas apenas no extremo sul de Mato Grosso do Sul e noroeste de Mato Grosso. A previsão é de tempo quente e seco, com máximas podendo chegar a 41°C, especialmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A expectativa de chuva mais significativa só para o início da primavera, entre os dias 20 e 22 de setembro.
No Nordeste, as “ondas de leste” levam chuvas fracas (entre 10 mm e 20 mm) para o litoral, mas o interior segue quente e seco, com umidade do ar abaixo de 30% e temperaturas podendo atingir 38°C. A regularidade das chuvas só deve retornar nas últimas semanas de setembro.
Já na Região Norte, o calorão e o tempo seco predominam especialmente no Tocantins e sul do Pará, onde as máximas ficam acima dos 40°C. Há previsão de diminuição da chuva em Rondônia e Acre, mas ainda com risco de temporais no oeste do Pará. Amazonas, Roraima e Rondônia podem ter acumulados entre 30 mm e 40 mm ao longo da semana.
Fonte: Canal Rural