Polícia prendeu suspeito de receptação; peças exclusivas foram rastreadas até empresa de Curitiba
Um esquema de roubo e receptação de joias em Ribeirão Preto ganhou destaque nacional após ser revelado no programa Fantástico, da TV Globo/EPTV, no último domingo (7). Uma família que teve a casa invadida em 17 de maio deste ano reconheceu que parte das peças roubadas estava sendo vendida em um programa de televisão especializado em comercializar joias.
Segundo a investigação, cerca de 300 joias e oito relógios Rolex foram levados durante o crime. Quatro homens participaram da ação, rendendo um casal de idosos, o filho deles e uma funcionária. As vítimas acreditam que os criminosos já sabiam da existência de um cofre no imóvel.
Entre as peças levadas estava um colar exclusivo, adquirido pela família há 20 anos. Pouco mais de um mês após o crime, uma das vítimas identificou o mesmo colar em um canal de vendas de joias. A partir disso, os familiares passaram a monitorar a programação e reconheceram outras peças de seu acervo.
Para confirmar a suspeita, eles chegaram a comprar oito joias no próprio programa, utilizando o telefone oficial da emissora. As peças foram entregues em casa com nota fiscal e certificado de garantia em nome da empresa 1001 Noites, com sede em Curitiba.
O principal suspeito de receptação, identificado como Diego de Freitas, conhecido como “Diego Ouro” nas redes sociais, foi preso na semana passada em Ribeirão Preto. Segundo o delegado Diógenes Santiago Netto, responsável pelo caso, as joias recuperadas eram exclusivas, o que permitiu vincular diretamente a venda televisiva ao crime.
Ainda de acordo com o delegado, o programa de TV já havia sido investigado em 2009 por comercializar peças de origem ilícita, mas o processo acabou arquivado. Agora, com novas provas, a Polícia Civil busca responsabilizar todos os envolvidos no esquema.
As investigações continuam para identificar a participação da empresa e de outros suspeitos na receptação e comercialização das joias furtadas.
Fonte: acidadeon