Deputado federal convoca apoiadores para pressionar por uma anistia “ampla, geral e irrestrita”, afirmando que a medida é necessária para a pacificação do país.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reagiu à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que formou maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por crimes de golpe de Estado, organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Em um vídeo publicado no X (antigo Twitter), o parlamentar convocou seus apoiadores a pressionarem pela aprovação de uma anistia “ampla, geral e irrestrita”.
A proposta de anistia, segundo ele, não deveria se restringir apenas aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, mas ser uma medida de pacificação para todo o país.
A fala de Eduardo Bolsonaro ocorre pouco depois que a Primeira Turma do STF consolidou a maioria pela condenação do ex-presidente e de outros sete aliados por participação na chamada “trama golpista”. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, foi acompanhado por Flávio Dino e Cármen Lúcia em seu voto pela condenação de todos os acusados. O ministro Luiz Fux votou pela absolvição de Bolsonaro.
Além de Bolsonaro, também foram condenados: Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto. A definição das penas, conhecida como dosimetria, deve ser anunciada nesta sexta-feira (12) e as punições variarão de acordo com o grau de participação de cada um dos réus.
Fonte: baccinoticias