Operação Orbis Clausus cumpriu 39 mandados e desarticulou esquema que unia roubos de motocicletas e fraudes tecnológicas
A Polícia Civil prendeu 12 pessoas, dez homens e duas mulheres durante a Operação Orbis Clausus, deflagrada na manhã desta quinta-feira (11) em São Paulo e cidades da Grande São Paulo. Os detidos são suspeitos de integrar uma quadrilha especializada no roubo de motocicletas de alta cilindrada.
A ofensiva foi resultado de quatro meses de investigação e contou com a participação de 100 policiais, que cumpriram 39 mandados judiciais em diferentes endereços.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o nome da operação, em latim, significa “mundo fechado” e faz referência à forma restrita e clandestina como a organização criminosa operava.
As apurações conduzidas pelo Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) identificaram dois núcleos de atuação: um responsável pelo roubo das motocicletas e outro voltado para fraudes tecnológicas, que envolviam a venda de peças roubadas pela internet.
Com as prisões, a polícia afirma ter desarticulado um esquema que movimentava o mercado ilegal de motos de luxo e peças em plataformas online.
Fonte: BandJornalismo