Em agosto mais de 100 alunos da EMEF “Professora Ruth B. Teixeira” participaram de palestras sobre o sistema de abastecimento de água da cidade e visitaram a ETA
Durante o mês de agosto, 114 alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) “Professora Ruth B. Teixeira”visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) Osvaldo da Cunha Leme, por meio do programa Portas Abertas. A ação foi realizada pela BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Durante a visita, os estudantes participaram de uma palestra em que puderam esclarecer dúvidas e receber informações sobre os processos pelos quais a água bruta passa antes de chegar potável aos imóveis da cidade, bem como a importância do seu consumo consciente.
Os estudantes também visitaram as instalações da ETA para observar como ocorrem, na prática, os procedimentos técnicos para levar água potável e de qualidade às torneiras da população ferreirense. “O objetivo do Portas Abertas é promover a integração da comunidade local aos serviços prestados pela BRK no município e estimular o conhecimento e a educação ambiental, reunindo teoria e prática”, explica o coordenador de Sustentabilidade da BRK, Cristian Barbosa.
“A visitação à ETA é uma oportunidade muito boa para proporcionar conhecimentos sobre saneamento aos estudantes, tomando como base assuntos que já são debatidos pelas escolas em sala de aula. O programa Portas Abertas permite ainda essa proximidade a um tema tão sensível e urgente que é a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos. E justamente com a parcela da população que é capaz de mudanças de atitude benéficas ao futuro do planeta”, destaca Cristian.
Olho Vivo – no último mês, o programa Olho Vivo foi reforçado por meio de duas palestras realizadas em escolas municipais. O objetivo do programa é fornecer orientações quanto à maneira correta de descartar o óleo de cozinha usado e informar sobre os pontos de coleta disponíveis no município para a comunidade.
No total, 69 alunos foram orientados quanto à importância do uso correto das redes de esgoto, com ênfase na destinação adequada do óleo de cozinha usado, que é um dos grandes vilões para a contaminação dos recursos hídricos e entupimentos das redes de esgoto.
Agendamento de palestras e visitas – escolas, empresas e instituições interessadas em receber as palestras da BRK ou realizar visitas à ETA Osvaldo da Cunha Leme podem verificar sobre a disponibilidade de agendamento pelo e-mail sustentabresp@brkambiental.com.br. Para outras informações e solicitação de serviços, a concessionária disponibiliza atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001.
Por Juliana Duarte – Comunicação e Sustentabilidade