Rede chinesa de sorvetes e chás aposta que já supera McDonald’s, Starbucks, Subway e KFC em número de lojas no mundo, desembarca oficialmente no Brasil.
A Mixue, gigante chinesa de sorvetes e bebidas que já supera McDonald’s, Starbucks, Subway e KFC em número de lojas no mundo, desembarca oficialmente no Brasil. A rede abrirá sua primeira unidade no Shopping Cidade São Paulo, na capital paulista, e promete investir R$ 3,2 bilhões no país até 2030, criando cerca de 25 mil empregos.
O anúncio do aporte foi feito durante a visita do presidente Lula à China, em maio, quando executivos da marca detalharam a estratégia de expansão. Além da abertura de lojas, a Mixue construirá uma fábrica de suprimentos e prevê comprar pelo menos US$ 555 milhões em café e produtos agrícolas brasileiros nos próximos três a cinco anos.
Fundada em 1997 pelos irmãos Zhang Honghao e Hongfu, a empresa começou com um carrinho de raspadinhas em Zhengzhou, na província de Henan. Hoje, soma mais de 53 mil unidades espalhadas pela China e por outros 12 países da Ásia e Oceania. Seu cardápio inclui sorvetes, chás cremosos com frutas e as famosas “bubbles”, vendidas a preços que podem custar menos da metade dos praticados por concorrentes.
Especialistas apontam que a verticalização do modelo de negócios — em que a marca lucra sobretudo com a venda de insumos aos franqueados — pode ser um trunfo no mercado brasileiro, historicamente favorável a franquias. Para o professor Roberto Kanter, da FGV, o maior desafio será adaptar sabores ao paladar local, como ocorreu com o Starbucks ao incluir o pão de queijo em seu cardápio.
Com estética colorida, comunicação voltada à geração Z e preços agressivos, a Mixue chega para disputar espaço em um setor ainda pouco explorado por grandes redes no Brasil. A dúvida é se a fórmula de sucesso chinesa conseguirá se adaptar ao gosto — e à concorrência — do consumidor brasileiro.
Fonte: Folha de S.Paulo