Nova plataforma vai processar 70 bilhões de documentos por ano e será a base para recolher os futuros impostos sobre consumo
A Receita Federal anunciou que está desenvolvendo uma plataforma tecnológica inédita no mundo para viabilizar a cobrança dos novos impostos sobre valor agregado (IVA), previstos na reforma tributária sobre o consumo sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início deste ano.
Segundo o Fisco, o sistema terá dimensão inédita: será 150 vezes maior que o PIX, do Banco Central. A expectativa é que cerca de 70 bilhões de documentos circulem pela plataforma anualmente, reunindo dados sobre produtos, serviços, emissores e créditos de tributos.
“O número de documentos é o mesmo [do PIX], mas cada um carrega muito mais informações. Por isso a gente fala que é 150 vezes maior”, explicou o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.
A ferramenta permitirá o recolhimento dos impostos ao longo da cadeia produtiva, o cálculo de abatimentos de tributos já pagos e a devolução parcial de impostos (cashback) para famílias de baixa renda. Além disso, a expectativa é de que a digitalização e rastreabilidade reduzam a sonegação fiscal.
Milhares de profissionais participam do projeto, entre técnicos da Receita, desenvolvedores do Serpro, representantes do setor financeiro e engenheiros de grandes empresas de tecnologia.
Fonte: g1