Eduardo Fukumasu Dias, de Ribeirão Preto (SP), faleceu cinco dias após apresentar os primeiros sintomas. Causa do quadro grave, que incluiu coagulação intravascular, ainda é investigada.
Um adolescente de 15 anos, Eduardo Fukumasu Dias, morreu na última segunda-feira (15) em Ribeirão Preto (SP), cinco dias após passar mal durante um acampamento em Sapucaí-Mirim (MG). A viagem era uma celebração pela formatura do 9º ano.
De acordo com relatos da família, Eduardo não tinha problemas de saúde conhecidos. Logo no primeiro dia de acampamento, na quarta-feira (10/09), ele começou a sentir mal-estar, ânsia de vômito, dores de cabeça e desorientação. Apesar de ter pedido para ficar, a mãe foi alertada e acompanhou a situação.
No sábado (13/09), sem melhoras, ele foi levado a um hospital em São Bento do Sapucaí (SP). Sua mãe foi buscá-lo para trazê-lo de volta a Ribeirão Preto, uma viagem de cerca de seis horas. Internado em um hospital em Ribeirão Preto já inconsciente, Eduardo foi intubado e submetido a sessões de diálise. Os médicos descartaram doenças como meningite e AVC. Ele faleceu dois dias após a internação.
O laudo médico inicial apontou que a causa da morte foi uma coagulação intravascular disseminada, uma condição grave em que se formam coágulos sanguíneos em excesso por todo o corpo, esgotando a capacidade de coagulação e podendo causar hemorragias. Novos exames devem esclarecer o que desencadeou o quadro.
A escola onde Eduardo estudou emitiu uma nota lamentando a morte, decretou luto oficial e cancelou as atividades, oferecendo suporte psicológico aos amigos do adolescente. O hospital de Ribeirão Preto não se pronunciou sobre o caso, citando sigilo médico.
Fonte: G1 Ribeirão Preto







