O município dispõe de um sistema universalizado de tratamento, com índices de remoção de cargas poluentes que podem alcançar até 90%.
O tratamento de esgoto é uma medida de saneamento básico essencial para a garantia da saúde e da qualidade de vida da população. Por meio deste serviço são afastados os riscos de contaminações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental (DRSAI) e preservados os rios e mananciais dos municípios. Em Porto Ferreira, o tratamento de esgoto é um serviço executado pela concessionária BRK, por meio da operação de uma estrutura que contempla uma estação de tratamento (ETE Fazendinha), 14 unidades de bombeamento e mais de 322 quilômetros de redes de coleta que transportam o esgoto dos imóveis até às unidades de tratamento.
Por dia, em média, 11.270.000 milhões de litros de esgoto são recebidos in natura nas estações da BRK em Porto Ferreira, tratados e devolvidos adequadamente ao córrego Santa Rosa, ao rio Bonito e, consequentemente, ao rio Mogi Guaçu. Há pouco mais de uma década, a cidade tratava apenas 3% de seu esgoto. Hoje, 100% do esgoto gerado nos imóveis recebe tratamento antes de retornar ao meio ambiente – o município se destaca numa condição bastante expressiva em relação ao comparativo nacional.
Segundo o Ranking do Saneamento 2024, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS – ano-base 2023), o Brasil trata apenas 51,8% do esgoto gerado. Além disso, 44,8% da população ainda não possui acesso à coleta de esgoto, refletindo impactos negativos à saúde, ao meio ambiente e ao desenvolvimento socioeconômico.
Embora o estudo se concentre nos 100 maiores municípios do país, os resultados de Porto Ferreira mostram um desempenho superior à média nacional e destacam a cidade no cenário do saneamento básico no Brasil.
A gerente de operações, Viviane Moraes, explica que as exigências ambientais, cada vez mais rigorosas, tem demandado processos de tratamento também cada vez mais complexos e eficazes. “Porto Ferreira tem um sistema responsável e eficiente, resultado de décadas de planejamento, investimento e de uma operação diária comprometida com a excelência. Os números comprovam isso e validam o esforço coletivo em promover saúde, qualidade de vida e sustentabilidade para toda a população”, destaca.
Saiba como e onde seu esgoto é tratado:
ETE Fazendinha, localizada no Jardim Esperança é responsável por receber e tratar todo esgoto coletado na cidade. Essa unidade está em operação desde o final de 2013 e passou recentemente por modernização, sendo ampliada.
Seu processo para o tratamento do esgoto é composto por gradeamento grosseiro manual, peneira rotativa, medidor de vazão tipo calha Parshall, caixa e sistema de extração de areia, reator UASB, tanque de areação, decantador. A ETE Fazendinha tem capacidade de remover até 90% de matéria orgânica.
Por Juliana Duarte -Comunicação e Sustentabilidade