Sexto episódio de calor extremo em 2025 deve atingir diversas regiões entre 18 e 22 de setembro e pode quebrar recordes em capitais
O Brasil se prepara para enfrentar mais uma onda de calor extremo entre os dias 18 e 22 de setembro, segundo o Climatempo. Essa será a sexta ocorrência do fenômeno em 2025, coincidindo com o início oficial da primavera, no dia 22.
O mapa meteorológico indica que áreas em vermelho devem registrar temperaturas pelo menos 5°C acima da média histórica para setembro, enquanto as áreas em laranja terão elevação entre 3°C e 5°C. Em diversas regiões do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, os termômetros podem ultrapassar os 40°C.
No Sudeste, o calor deve se intensificar no centro-oeste e norte de São Paulo e Minas Gerais, além do norte do Paraná. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte podem se aproximar de seus recordes históricos de temperatura. Já Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Palmas têm chance de registrar novos recordes de calor em 2025.
O fenômeno também aumenta o risco de redemoinhos e cortinas de poeira, comuns em períodos de calor intenso. Apesar disso, o avanço do ar úmido da região Norte poderá provocar pancadas de chuva em áreas do Centro-Oeste e Sudeste, atenuando temporariamente as altas temperaturas.
Fonte: Cnnbrasil