Presidente da Câmara, Hugo Motta, oficializa a escolha do deputado do Solidariedade para conduzir o polêmico projeto
Em um movimento que promete acalorar os debates no Congresso, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou na manhã desta quinta-feira (18) que o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) será o relator do polêmico projeto de anistia.
O anúncio foi feito pelo próprio Hugo Motta na plataforma X (antigo Twitter). “Bom dia. Anuncio que o relator do PL 2162/23 será o deputado Paulinho da Força. Tenho certeza que ele conduzirá as discussões do tema com o equilíbrio necessário”, escreveu o presidente da Câmara, que busca dar um tom de ponderação à escolha.
A relatoria de um projeto dessa magnitude é vista como um papel crucial, pois o relator é o responsável por elaborar o parecer, que pode incluir a aprovação, a rejeição ou a introdução de emendas ao texto original. A escolha de Paulinho da Força, um parlamentar com longo histórico e forte ligação com movimentos sindicais, adiciona mais um elemento de complexidade à tramitação do projeto, que já enfrenta críticas e defesas de diversos setores da sociedade.
O PL 2162/23 busca anistiar uma série de infrações e crimes, um tema que gera intensa polarização e tem sido objeto de muita discussão pública. A condução de Paulinho da Força na relatoria será, portanto, observada de perto por políticos e pela sociedade civil, ansiosos para saber a direção que a proposta tomará nos próximos passos de sua tramitação.
Fonte: Band