Presidente da República se posiciona contra projeto que busca beneficiar o ex-chefe do Executivo e aliados, mas tenta afastar o assunto do Palácio do Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que vetará a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, caso o projeto de lei que tramita no Congresso Nacional seja aprovado. A afirmação foi feita em uma entrevista exclusiva à BBC News Brasil e à BBC News, na última quarta-feira (17/9), no Palácio da Alvorada.
“Se viesse pra eu vetar, pode ficar certo de que eu vetaria”, disse Lula, em meio à intensa movimentação de parlamentares bolsonaristas que pressionam o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para que a proposta seja votada em regime de urgência.
Embora tenha sido enfático em sua posição, o presidente tentou se distanciar da questão, argumentando que a decisão final cabe ao Congresso. A anistia é uma das principais bandeiras da oposição e tem sido usada como forma de proteger Bolsonaro e seus apoiadores de possíveis condenações judiciais por atos cometidos durante seu mandato.
A expectativa entre as lideranças bolsonaristas é que a proposta entre em votação nos próximos dias, o que aceleraria a apreciação do projeto e colocaria o Palácio do Planalto sob pressão.
Fonte: bbc