Estação das flores chegou nesta segunda-feira, dia 22 de setembro, com expectativa de precipitações com rajadas de vento e queda de temperatura
Com isso, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, reforça a atenção para os impactos da ligação irregular de água de chuva na rede de esgoto.
Nos períodos chuvosos, as ocorrências de extravasamento de esgoto aumentam por causa da grande vazão de águas pluviais interligadas. A interligação indevida e irregular da rede de águas pluviais na rede de esgoto é proibida por lei, pois danifica o sistema de afastamento e coleta do esgoto do município, destaca Viviane Moraes, gerente operacional da BRK em Porto Ferreira”.
“A rede de esgoto é dimensionada para suportar somente o esgoto doméstico, portanto não tem capacidade para receber o grande volume proveniente da água de chuva, o que pode ocasionar extravasamentos nas ruas e nos imóveis da cidade”, alerta Viviane.
Previsão de chuvas acima da média para a estação
Outro fator importante, que é destaque na primavera, são as mudanças bruscas de temperatura. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o calor extremo que vivenciamos nos últimos dias dará lugar a dias bem frios nessa primeira semana da nova estação. Esse fenômeno é conhecido como amplitude térmica e é comum em períodos de transição, como a primavera.
Porém, mesmo com a previsão de um volume de chuvas acima da média para a estação, a empresa alerta que a cooperação da população para um uso consciente e eficiente da água continua sendo fundamental neste momento em que os mananciais de captação de água da cidade ainda estão em estado de alerta em função da severa estiagem dos últimos meses.
“O início da primavera nos permite uma reflexão a respeito da degradação ambiental que resulta em problemas como mudanças climáticas, aquecimento global, extinção de espécies vegetais e animais, entre outros fenômenos”, destaca a gerente.
O uso responsável da água ajuda a preservar os mananciais e reforça a segurança hídrica da cidade. No site da campanha Jogando Junto pela Água (www.jogandojuntopelaagua.com.br), a população pode encontrar dicas de consumo responsável e acompanhar o nível dos mananciais de Porto Ferreira.
Por Juliana Duarte – Comunicação e Sustentabilidade – Regional SP