Monitoramento reforça a eficiência no controle da qualidade do abastecimento e do tratamento de esgoto no município
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, realizou 31.703 análises laboratoriais de água e 9.015 análises de esgoto no primeiro semestre de 2025. O número demonstra o rigoroso monitoramento da operação, que tem como foco a eficiência e a garantia da qualidade do serviço prestado à população.
No caso da água, as análises foram realizadas em todas as etapas do processo: desde a captação da água bruta, passando pela Estação de Tratamento de Água (ETA) e pela Estação Elevatória de Água (EEA), até o produto final distribuído nas residências. Também são coletadas amostras em 36 pontos de consumo espalhados pelo município, garantindo uma visão completa do sistema de abastecimento.
Em julho e agosto de 2025, foram realizadas 15.567 análises de água. As análises são feitas tanto em laboratório próprio quanto em laboratórios externos credenciados e acreditados pelo INMETRO, assegurando ainda mais rigor e confiabilidade ao processo.
No caso do esgoto, foram realizadas 9.015 análises no primeiro semestre deste ano. As coletas ocorrem em duas unidades de tratamento do município e em 15 pontos dos corpos receptores. Em julho e agosto de 2025, foram feitas 2.952 análises do esgoto tratado.
“Monitorar e analisar continuamente a qualidade da água e do esgoto é essencial para garantir a qualidade da água distribuída à população e da eficiência do tratamento de esgoto, refletindo diretamente na saúde da população e na preservação do meio ambiente”, destaca Viviane Moraes, gerente de operações da BRK.
Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24h por dia. Também é possível entrar em contato pelo WhatsApp (11) 9 9988-0001, de segunda a sexta, das 8h às 20h.
Por Juliana Duarte – Comunicação e Sustentabilidade – Regional SP