Operação em Duque de Caxias investiga quadrilha que desviava combustível com uso de empresas de fachada e infraestrutura clandestina; prejuízo já supera R$ 1,5 milhão
A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta terça-feira (30), uma operação para desarticular um esquema milionário de furto de petróleo e derivados em dutos da Transpetro, subsidiária da Petrobras. A ação ocorre em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde são cumpridos três mandados de busca e apreensão em imóveis ligados aos investigados.
Segundo a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), responsável pela investigação, o prejuízo causado à estatal já ultrapassa R$ 1,5 milhão. O esquema criminoso foi descoberto em dezembro de 2023, após a identificação de uma derivação clandestina em um duto localizado em Queimados. No local, os agentes encontraram mangueiras e válvulas disfarçadas com concreto e cobertura vegetal.
A quadrilha utilizava uma sofisticada rede de apoio logístico, que incluía caminhões-pipa, carros e motocicletas. Imóveis no bairro Parque Eldorado, em Duque de Caxias, serviam como refinarias clandestinas e pontos de adulteração dos combustíveis furtados. Além disso, os criminosos operavam com empresas de fachada, documentos falsificados e veículos registrados em nome de terceiros para dificultar o rastreamento das atividades ilegais.
Um dos alvos da operação já havia sido investigado anteriormente por envolvimento em furtos de combustíveis. A atual ofensiva tem o objetivo de apreender documentos, veículos, celulares, mídias e equipamentos que possam ampliar o entendimento sobre a extensão da organização criminosa e levar à identificação de novos integrantes.
A Transpetro prestou apoio à operação e alertou, junto à polícia, que ligações clandestinas em dutos não apenas geram prejuízos financeiros, como também representam sérios riscos de explosões, incêndios, contaminação ambiental e comprometimento do abastecimento energético.
As investigações continuam em andamento, e a Polícia Civil não descarta novas fases da operação.
Fonte: agendadopoder