Estaduais mais curtos, final da Copa do Brasil em jogo único, Brasileirão anual e criação de novas competições regionais estão entre as principais novidades anunciadas pela entidade
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (1º) uma profunda reformulação no calendário do futebol nacional para o ciclo entre 2026 e 2029. As mudanças atingem os principais campeonatos organizados pela entidade incluindo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Estaduais e já entram em vigor a partir da temporada de 2026.
Entre os principais destaques está a alteração no Campeonato Brasileiro da Série A, que será disputado durante o ano inteiro, começando em 28 de janeiro e terminando em 2 de dezembro. O formato de pontos corridos com 38 rodadas será mantido.
Outra grande novidade está na Copa do Brasil. A competição passa de 122 para 155 partidas e terá a final em jogo único, encerrando-se em 6 de dezembro. Os clubes da Série A entram diretamente na quinta fase, e o número total de participantes subirá de 92 para 126, com previsão de 128 times a partir de 2027.
Os campeonatos estaduais também sofrerão uma significativa redução de datas. As federações terão agora apenas 11 datas contra as atuais 16 para realizar seus torneios, que deverão acontecer entre 11 de janeiro e 8 de março. O novo formato ainda será definido pelas federações locais, com destaque para as discussões em andamento nas Federações Paulista e Carioca sobre maior flexibilidade na organização.
A regionalização do calendário foi fortalecida com a criação da Copa Sul-Sudeste, que contará com 12 clubes e 42 partidas. O torneio acontecerá entre 25 de março e 7 de junho, período que também abrigará a Copa do Nordeste e a Copa Verde, ambas ampliadas e com regras novas: clubes que disputarem a Libertadores ou a Sul-Americana não poderão participar dessas competições.
Outras séries do Campeonato Brasileiro também foram reformuladas. A Série B mantém seu formato atual, mas com início em 21 de março e fim em 28 de novembro. A Série C será gradualmente expandida até chegar, em 2028, a 28 clubes divididos em dois grupos. Já a Série D será ampliada para 96 clubes, com mais jogos garantidos para os participantes.
Além disso, a CBF anunciou o retorno da Copa Norte e a criação da Copa Centro-Oeste, ambas dentro do calendário da Copa Verde.
As mudanças fazem parte de uma promessa de campanha do presidente da CBF, Samir Xaud, que desde antes de assumir o cargo já defendia a modernização do calendário como um dos pilares de sua gestão.
“Estamos dando um passo importante para tornar o futebol brasileiro mais competitivo, atrativo e equilibrado, respeitando a realidade de todos os clubes e regiões”, afirmou Xaud durante o anúncio oficial.
Com o novo calendário, a CBF busca alinhar melhor os torneios nacionais às competições internacionais, dar mais calendário aos clubes menores e garantir maior previsibilidade às competições. A expectativa é de um impacto direto na organização, na qualidade técnica e na sustentabilidade financeira do futebol brasileiro.
Fonte: cnnbrasil