Presidente e equipe precisaram deixar aeronave da FAB às pressas; incidente foi relatado por Lula durante entrevista nesta sexta (3)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viveu momentos de tensão durante sua viagem ao Pará, nesta quinta-feira (2/10), após a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que o transportava apresentar um problema no motor antes da decolagem rumo à Ilha do Marajó.
O episódio foi revelado pelo próprio presidente, em entrevista à TV Liberal, na manhã desta sexta-feira (3). Segundo Lula, a falha ocorreu ainda em solo, o que evitou uma situação mais grave.
“Eu fui pegar o avião para a Ilha do Marajó (PA) e teve um problema no motor do avião. Um avião Casa da Força Aérea Brasileira. E eu só tinha que agradecer a Deus porque poderia ter tido problema enquanto eu estivesse no ar”, relatou o presidente.
O incidente obrigou a delegação presidencial a desembarcar da aeronave às pressas, interrompendo temporariamente a agenda oficial no estado.
Essa não é a primeira vez que uma aeronave usada pela Presidência da República apresenta falhas técnicas. Em outubro de 2024, o avião que transportava Lula teve uma pane na turbina e precisou permanecer cerca de cinco horas sobrevoando o espaço aéreo antes de pousar com segurança.
A Força Aérea Brasileira ainda não divulgou detalhes sobre o tipo de falha identificado no motor da aeronave usada nesta quinta. Até o momento, também não há informações oficiais sobre alterações no restante da agenda do presidente no Pará.
Fonte: metropoles