Suspensa desde 2019, medida não será retomada no próximo ano por não gerar mais economia de energia, segundo o Ministério de Minas e Energia.
O governo federal anunciou, na sexta-feira (3), que o horário de verão não será retomado no Brasil em 2025. A confirmação foi feita pelo Ministério de Minas e Energia (MME) após o surgimento de boatos nas redes sociais sobre o possível retorno da medida, que está suspensa desde 2019.
Criado com o objetivo de economizar energia elétrica ao adiantar os relógios em uma hora durante os meses mais quentes do ano, o horário de verão deixou de surtir os efeitos esperados, segundo avaliação técnica do governo.
“Com as mudanças nos hábitos de consumo da população e o aumento do uso de aparelhos de refrigeração nas tardes, a máxima demanda de energia deixou de ocorrer à noite, passando para o período da tarde, por volta das 15h”, informou o MME em nota oficial.
Essa alteração no pico de consumo comprometeu a efetividade da política energética, o que motivou sua suspensão há seis anos. Na época, estudos apontaram que os benefícios tradicionais da medida, como a redução na carga do sistema elétrico, já não se aplicavam ao cenário atual.
Apesar da decisão de não retomar o horário de verão em 2025, o governo destacou que continuará monitorando o sistema elétrico e reavaliando periodicamente a necessidade ou viabilidade de reinstituir a medida em anos futuros.
Fonte: Metropoles