Procedimento de segurança automático do sistema elétrico, acionado por instabilidade nacional, causou interrupções que variaram de segundos a 20 minutos
Um problema no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou instabilidades e apagões no fornecimento de energia elétrica em ao menos oito Estados brasileiros durante o início da madrugada desta terça-feira (14). Moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina relataram as interrupções nas redes sociais.
Os efeitos foram distintos entre as localidades. Enquanto em algumas cidades os consumidores enfrentaram apenas uma oscilação de energia com duração de segundos, em outras houve uma interrupção total do serviço, que se estendeu por até 20 minutos.
Em São Paulo, a distribuidora Enel informou que a falha, ocorrida por volta das 0h32, foi resultado da atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), um procedimento de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS).
“O procedimento de corte de carga – conhecido como ERAC – acontece de forma automática, quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN), para proteger o sistema elétrico”, explicou a empresa. De acordo com a Enel, o fornecimento foi normalizado em 8 minutos, por volta das 0h40, para os 937 mil clientes afetados no estado.
No Amazonas, a Amazonas Energia também atribuiu a falha a uma “perturbação” no SIN. O problema atingiu bairros de Manaus, Parintins e Itacoatiara. A concessionária informou que a interrupção começou às 00h09 e foi totalmente resolvida por volta das 00h25.
O incidente em larga escala evidencia a interdependência do sistema elétrico nacional e como uma instabilidade no SIN pode gerar efeitos em cadeia em diversas regiões do país, acionando mecanismos automáticos de proteção para evitar um colapso mais generalizado.
Fonte: Estadão