Monarca jordaniano afirma que estabilidade no Oriente Médio depende do reconhecimento de um futuro para israelenses e palestinos;
O rei Abdullah II, da Jordânia, advertiu que o Plano de Paz para o Oriente Médio, proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está “condenado ao fracasso” se não incluir medidas concretas para a criação de um Estado Palestino independente. A declaração foi feita em entrevista exclusiva ao programa Panorama, da BBC.
Segundo o monarca, qualquer tentativa de pacificação duradoura na região será inútil sem um processo que leve à formação de um Estado Palestino nas regiões da Faixa de Gaza e da Cisjordânia. “Se não resolvermos este problema, se não encontrarmos um futuro para israelenses e palestinos, e uma relação entre os mundos árabe e muçulmano e Israel, estamos condenados”, afirmou.
Com a presença de líderes árabes e mediadores internacionais, o encontro no Egito buscou avaliar a viabilidade do plano de Trump, que propõe uma série de medidas políticas e econômicas para promover a estabilidade regional.
No entanto, a posição de Abdullah II ecoa a de diversos países árabes, que consideram a solução de dois Estados o único caminho possível para uma paz justa e duradoura no Oriente Médio.
Fonte: BBC News Brasil