Banco Inter, Paraná Banco, Facta Financeira e Cobuccio estão sob investigação da CGU e ficam temporariamente impedidos de oferecer empréstimos a aposentados e pensionistas
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu nesta quinta-feira (16) as operações de crédito consignado de quatro instituições financeiras. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, atinge o Banco Inter, o Paraná Banco, a Facta Financeira e a Cobuccio Sociedade de Crédito Direto.
De acordo com o órgão, a suspensão ocorreu após denúncias de irregularidades envolvendo a concessão de empréstimos a beneficiários do INSS. As instituições estão sendo investigadas por órgãos do governo federal, incluindo a Controladoria-Geral da União (CGU).
Com a medida, os bancos ficam temporariamente impedidos de oferecer novos contratos de consignado, modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas.
O INSS informou que a suspensão permanecerá em vigor até a conclusão das investigações e eventual regularização das pendências identificadas. A autarquia reforçou que a medida visa proteger os segurados de práticas abusivas e garantir mais segurança e transparência nas operações de crédito consignado.
Fonte: Folha de S.Paulo