Vídeo divulgado pela Polícia Civil mostra condutor bocejando e fechando os olhos antes da colisão em Juiz de Fora em setembro; ele foi indiciado por homicídio e lesões corporais culposas
A Polícia Civil de Minas Gerais divulgou nesta quinta-feira (16/10) imagens que mostram o momento exato do grave acidente entre dois ônibus ocorrido no dia 5 de setembro, na BR-040, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A colisão provocou a morte de quatro pessoas e deixou outras 40 feridas.
As imagens, captadas por câmeras de monitoramento instaladas no interior do ônibus da Viação Cometa, revelam que o motorista de 51 anos boceja, fecha os olhos e chega a se espreguiçar instantes antes do veículo sair da pista e colidir com um ônibus municipal parado em um ponto de embarque e desembarque. O equipamento, conhecido como “câmera de fadiga”, é utilizado para monitorar sinais de cansaço dos motoristas.
De acordo com o inquérito policial, também finalizado nesta quinta-feira, o condutor adormeceu ao volante, o que levou à perda de controle do coletivo. Por conta disso, ele foi indiciado por homicídio culposo quando não há intenção de matar e por lesões corporais culposas.
O delegado Daniel Buchmuller, responsável pela investigação, afirmou que as imagens internas mostram claramente o motorista lutando contra o sono antes do impacto. “Ele vinha em linha reta e, no segundo anterior à batida, gira o volante para a direita. As imagens mostram reações clássicas de quem está lutando contra o sono”, detalhou.
Outras câmeras, posicionadas para registrar a rodovia, confirmam que o ônibus não trafegava em alta velocidade no momento da colisão. Apesar disso, a falta de atenção ao volante será suficiente para que o motorista seja responsabilizado judicialmente pelas mortes e pelos ferimentos causados no acidente.
Fonte: otempo.com.br