Setor sente efeitos do medo provocado por casos de intoxicação por metanol
As vendas no setor de bares e restaurantes recuaram 4,9% em setembro em relação a agosto, de acordo com o Índice Abrasel-Stone, divulgado mensalmente pela Stone em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Na comparação com o mesmo período de 2024, o recuo foi de 3,9%, interrompendo uma sequência de três meses de estabilidade. Segundo o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, além do cenário macroeconômico desfavorável, outro fator que pesou foi o medo gerado pelos recentes casos de intoxicação por metanol.
“Isso espalhou pânico entre os consumidores e provocou uma queda na movimentação de alguns estabelecimentos”, afirmou Solmucci.
O Ministério da Saúde informou na fim da semana passada que o Brasil já contabiliza 46 casos confirmados de intoxicação por metanol, substância altamente tóxica usada irregularmente em bebidas adulteradas.
O episódio tem preocupado autoridades sanitárias e provocado uma onda de desconfiança entre consumidores, especialmente em regiões onde ocorreram notificações.
O setor, que vinha mostrando sinais de recuperação após a pandemia e um período de relativa estabilidade, volta a enfrentar dificuldades.
Fonte: Estadão