Ministério Público aponta irregularidade em 147 pagamentos e testemunhas afirmam que Piai teria atuado para frear apuração; Secretário defende legalidade das obras em estradas rurais.
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) está conduzindo uma investigação que apura pagamentos irregulares em obras no estado. Segundo o MP-SP, 147 obras tiveram pagamentos sob suspeita de fraude.
A investigação ganhou um novo elemento com o depoimento de testemunhas. Elas afirmaram que o atual Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, teria agido com o intuito de frear a investigação sobre as irregularidades. A natureza exata dessa atuação e as provas que a sustentam não foram detalhadas de imediato.
As obras sob suspeita de superfaturamento envolvem a manutenção e conservação de estradas rurais de terra.
Em defesa dos atos de sua pasta, o Secretário Guilherme Piai defende a legalidade dos pagamentos das obras. A Secretaria de Agricultura não detalhou quais seriam os mecanismos que atestam a regularidade dos valores pagos, mas o Secretário tem mantido a posição de que as obras, e seus respectivos custos, são legítimos.
A investigação do MP-SP segue em andamento para determinar a extensão das irregularidades, o envolvimento de agentes públicos e as providências a serem tomadas.
Fonte: Folha de S. Paulo e Metropoles