“Operação Veterano” cumpriu 10 mandados de prisão e 24 de busca em cinco estados; grupo era suspeito de trazer drogas e armas da Bolívia e Paraguai.
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (22) a “Operação Veterano”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa de atuação transnacional suspeita de tráfico internacional de drogas e armas. As investigações, que partiram de Mato Grosso do Sul, tiveram alvos nas cidades de Ribeirão Preto e Franca, no interior de São Paulo, além de outros três estados.
No total, foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão, emitidos pela Justiça Federal. As ações se espalharam por cidades de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Pernambuco.
A operação, coordenada pela delegacia da PF em Campo Grande (MS), também resultou em uma grande investida contra o patrimônio dos investigados. A Justiça determinou o sequestro de dezenas de imóveis de alto padrão, joias e veículos de luxo, num claro indício do volume de recursos movimentado pelo grupo e da prática do crime de lavagem de dinheiro.
Segundo a PF, as investigações apontam que a organização era responsável por um esquema de tráfico de drogas e armas com origem no Paraguai e na Bolívia. A força-tarefa da polícia já havia apreendido, durante as apurações que antecederam a operação, mais de 13 toneladas de entorpecentes ligados ao grupo criminoso.
Os indivíduos presos e alvos dos mandados de busca poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e armas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A PF não divulgou, em seu comunicado inicial, se as prisões foram efetivadas em Ribeirão Preto e Franca, nem se houve mais de um endereço alvo de busca nessas cidades.
A “Operação Veterano” reforça a atuação da PF no combate ao crime organizado de alcance internacional, que utiliza rotas em diversas regiões do país para escoar drogas e armas ilegais.
Fonte: Notícias Ribeirão Preto