Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão afetados por sistema menos intenso, mas com chuvas volumosas em alguns estados.
Uma nova frente fria está se formando e promete mudar o tempo novamente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil durante os últimos dias de Outubro. Embora as previsões indiquem que o sistema não será tão intenso quanto o que atuou recentemente no país, ele trará chuvas e uma nova massa de ar frio.
A mudança começa a ser sentida já no sábado (25), com o sistema provocando chuvas no Rio Grande do Sul. Nos dias seguintes, a frente fria avançará pelo país, levando precipitações para o restante da região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo o leste da região Nordeste.
As chuvas serão particularmente frequentes e volumosas no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Nestes estados, os acumulados de chuva no final de Outubro devem permanecer acima da média, tornando-os os mais afetados pelo sistema na próxima semana.
Além da chuva, o avanço da nova frente fria virá acompanhado por uma nova massa de ar frio, provocando queda nas temperaturas. A abrangência dessa massa de ar será menor do que a atual, mas o frio será sentido, especialmente na região Sul, onde deve se manter por mais tempo.
A queda das temperaturas também será notada em áreas do Centro-Oeste, principalmente no Mato Grosso do Sul, e no Sudeste, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro. Com isso, Outubro terminará com um clima mais frio que o normal em praticamente todo o centro-sul do Brasil.
Fonte: AgroLink