Consumo nos lares brasileiros em alta e preços em queda trazem alívio ao bolso

Indicadores da Abras apontam crescimento no consumo acumulado do ano e a quarta queda seguida no preço da Cesta Abrasmercado, impulsionada por itens essenciais.

O cenário para o consumo nos lares brasileiros em setembro apresenta sinais animadores para a economia e o bolso do consumidor. De acordo com dados positivos divulgados nesta quinta-feira (23/10) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o consumo registrou uma alta de 2,79% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

No acumulado de janeiro a setembro deste ano, o crescimento também é notável, marcando um aumento de 2,67% no consumo. Todos os indicadores são deflacionados pelo IPCA, garantindo uma leitura precisa da evolução do poder de compra.

Queda de preços garante mais poder de compra – uma das notícias mais positivas é a queda de 0,64% no valor da Cesta Abrasmercado, composta por 35 produtos de largo consumo (alimentos, bebidas, carnes, limpeza, higiene e beleza). O valor da cesta passou de R$ 804,85 para R$ 799,70 em setembro, marcando a quarta queda consecutiva nos preços.

O recuo nos preços foi puxado por itens de grande relevância no dia a dia das famílias, como:

  • Arroz: -2,14%
  • Feijão: -0,63%
  • Açúcar Refinado: -0,99%
  • Leite Longa Vida: -0,45%
  • Carnes e Proteínas: Quedas em ovos (-2,84%), frango congelado (-1,23%), pernil (-0,99%) e corte dianteiro bovino (-0,29%).

Vale destacar que no acumulado do ano, o preço do arroz já recuou expressivos 20,85%, e o feijão, 6,05%, trazendo um alívio significativo no orçamento doméstico.

Quedas de preços abrangentes pelo país – o levantamento da Abras mostra que a redução nos preços foi um movimento nacional. Todas as regiões do país registraram queda no valor da cesta, sendo a maior baixa observada no Sul (-0,74%), seguida pelo Centro-Oeste (-0,6%), Nordeste (-0,55%), Sudeste (-0,52%) e Norte (-0,31%).

Setor supermercadista otimista – embora o consumo tenha registrado uma queda pontual de 0,9% na comparação com o mês anterior (influenciada pelo efeito calendário e pelo forte desempenho do Dia dos Pais em agosto), o setor se prepara para um final de ano promissor.

O Dia dos Supermercados, comemorado em 12 de novembro, ganha protagonismo ao lado da Black Friday. Segundo Marcio Milan, vice-presidente da Abras, a data é um marco na transformação de ações promocionais em experiências memoráveis, fortalecendo a atuação coordenada entre varejo e indústria.

A expectativa é que a combinação de fatores como a entrada do 13º salário no final de novembro, o avanço do mercado formal e o aumento da renda continue a impulsionar o planejamento de compras e a manter a tendência positiva de consumo observada nos últimos três anos.

Fonte: Metrópoles

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