1º ano do Ensino Médio não será ofertado na unidade em 2026. Seduc informa que medida visa otimizar oferta de ensino no município;. Alunos da Zona Norte terão acesso a nova escola estadual no Porto Bello.
Nos últimos dias, circulou nas redes sociais a informação de que a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) estaria fechando salas de aula na EMEFM Mário Borelli Thomaz. A realidade, no entanto, é de uma readequação planejada, que modifica a oferta de vagas para o ano letivo de 2026, com base em estudos técnicos e no novo panorama educacional de Porto Ferreira.
A equipe técnica da Secretaria de Educação de Porto Ferreira realizou uma série de reuniões na Unidade Regional de Ensino (URE) de Pirassununga para analisar a demanda por matrículas.
Com a construção da nova Escola Estadual do Jardim Porto Bello, que deve ser inaugurada no início de 2026, parte dos alunos que hoje são atendidos pela rede municipal será automaticamente direcionada para a unidade estadual, principalmente aqueles residentes a partir da margem direita do rio Mogi-Guaçu (Zona Norte da cidade).
Diante desse cenário, a Prefeitura definiu a oferta de vagas da EMEFM Mário Borelli Thomaz para 2026:
- 60 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental (redução em relação a anos anteriores);
- 120 vagas para o 7º ano (com aumento de duas salas);
- 60 vagas para o 8º ano;
- 120 vagas para o 9º ano;
- No Ensino Médio, não haverá oferta de vagas para a 1ª série. Serão disponibilizadas 30 vagas para a 2ª série e 30 para a 3ª série.
A abertura da nova escola no Jardim Porto Bello poderá dar mais conforto e infraestrutura adequada para os alunos da região norte da cidade, incluindo bairros como Paulo Calisto, Centenário, Recreio, Vila Real e Porto Bello. A iniciativa ainda deve gerar economia aos cofres públicos, uma vez que cerca de 300 alunos deixarão de utilizar o transporte escolar custeado pelo município e pelo Estado.
Fonte: Facebook da Prefeitura de Porto Ferreira







