Vice-presidente afirma que o estado de SP é um dos principais prejudicados pelo “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos; “É lamentável defender o que é injusto”
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, lamentou nesta segunda-feira (27/10) as declarações do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em defesa das tarifas impostas pelo governo de Donald Trump sobre produtos brasileiros.
Em entrevista ao portal ICL, Alckmin afirmou que o estado de São Paulo é um dos mais prejudicados pelo tarifaço, já que concentra a maior parte da indústria nacional e exporta produtos de maior valor agregado para os Estados Unidos.
“É onde está mais fortemente a indústria, que é a mais afetada pelo tarifaço, porque é para os Estados Unidos que a gente exporta mais valor agregado, que é mais difícil recolocar em outros países”, explicou o vice-presidente.
Alckmin disse considerar “lamentável” que líderes políticos brasileiros aplaudam a decisão de Trump, que, segundo ele, não tem justificativa econômica e penaliza o emprego e as empresas nacionais.
“É lamentável você defender uma coisa que é injusta. Não tem nenhum sentido. Eles têm superávit na balança de serviços e comercial, têm tarifa zero para quase 78% dos produtos que exportam. Não há justificativa, a não ser política regulatória”, afirmou.
Fonte: Folha de S.Paulo







