Doença atinge granjas e aves selvagens e preocupa autoridades com possível aumento de preços
Mais de 500 mil aves foram sacrificadas na Alemanha nas últimas semanas em uma tentativa de conter a propagação da gripe aviária, segundo informações do Instituto Friedrich Loeffler (FLI), centro nacional de pesquisas de zoonoses, divulgadas nesta segunda-feira (27).
Desde setembro, foram registrados 31 surtos em granjas, que precisaram eliminar suas aves, incluindo galinhas, patos, gansos e perus. Além disso, 73 casos da doença foram identificados em aves selvagens desde o início de outubro.
Em Neutrebbin, região próxima a Berlim, uma empresa agrícola precisou sacrificar 50 mil frangos, que foram descartados em um caminhão com o auxílio de uma retroescavadeira.
A porta-voz do FLI afirmou que os números refletem a gravidade da epizootia no momento e não devem ser considerados totais definitivos.
Na semana passada, o ministro da Agricultura, Alois Raine, alertou para o aumento rápido das infecções pelo vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) e destacou que a prioridade do governo é prevenir a disseminação, proteger os animais e reduzir impactos na agricultura e na indústria alimentícia.
Fonte: dw.com







