Presidente dos EUA defende retomada de testes enquanto tensões com Moscou aumentam e China expande arsenal
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no domingo (2) que Rússia e China estariam realizando testes nucleares subterrâneos secretos e que os EUA poderiam fazer o mesmo, sem apresentar provas.
Em entrevista à CBS, Trump disse que os testes acontecem em locais isolados, fora do conhecimento do mundo, e que não quer que os Estados Unidos fiquem atrás de outras nações, citando Coreia do Norte e Paquistão.
Na semana passada, ele autorizou a retomada de testes nucleares americanos pela primeira vez em mais de 30 anos, decisão criticada por governos estrangeiros, ONU e CTBTO, que regula o uso de armas nucleares.
A China negou as acusações, afirmando que mantém uma política de desenvolvimento pacífico e de não ser a primeira a usar armas nucleares. A Rússia ainda não se pronunciou.
Estados Unidos e Rússia possuem mais de cinco mil ogivas cada, enquanto a China dobrou seu arsenal nos últimos cinco anos, chegando a 600 ogivas. Nenhum país além da Coreia do Norte realizou detonações nucleares nas últimas décadas.
O Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares, assinado em 1996 por 186 países, ainda não entrou em vigor.
Fonte: g1.globo.com







