Em Porto Ferreira, dispositivos da BRK bombeiam cerca de 8,64 milhões de litros de esgoto por dia para tratamento adequado
Você já parou para pensar como o esgoto chega até a estação de tratamento? Em grande parte da cidade, o sistema de coleta é projetado para funcionar por escoamento gravitacional, ou seja, o esgoto se desloca naturalmente pelas tubulações, acompanhando o desnível natural do terreno.
No entanto, em locais onde a topografia não é favorável ou não há desnível natural suficiente, é preciso contar com a ajuda da tecnologia das estações elevatórias de esgoto, estruturas essenciais para garantir que os efluentes sejam conduzidos até às Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade.
Em Porto Ferreira, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, opera 15 estações elevatórias de esgoto, que desempenham papel fundamental na eficiência e segurança do sistema. Esses dispositivos transferem o esgoto de áreas mais baixas para pontos mais altos, assegurando que todo o volume coletado chegue até a estação de tratamento de esgoto da cidade.
“As estações elevatórias são fundamentais para o funcionamento do sistema de esgotamento. Elas permitem que o esgoto chegue até a ETE, mesmo em regiões sem declividade natural, garantindo a continuidade da coleta e evitando extravasamentos ou manutenções emergenciais”, explica Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Porto Ferreira.
O conjunto de elevatórias de Porto Ferreira é responsável por bombear cerca de 8,64 milhões de litros de esgoto por dia. Cada unidade conta com bombas de recalque e sistemas de gradeamento, que fazem a retenção de resíduos sólidos antes que o esgoto siga para o tratamento, processo que evita o entupimento de tubulações e danos aos equipamentos.
Além de garantir eficiência operacional, as estações elevatórias são aliadas da preservação ambiental e da saúde pública. Elas viabilizam a coleta de esgoto em locais onde o método tradicional não seria possível, ajudando a reduzir riscos de contaminação do solo e dos cursos d’água, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.
“O investimento constante em manutenção e modernização das elevatórias faz parte do compromisso da BRK com a operação segura e sustentável do sistema de esgoto”, reforça Viviane.
Por Nathalia Vanderley Lopes Comunicação – Regional SP







