Novo modelo exige apresentação e exames, mas serviço continua voluntário com possibilidade de recrutamento futuro
Os partidos da coalizão governista da Alemanha chegaram a um acordo para estabelecer um novo processo de serviço militar que exige o alistamento militar obrigatório para todos os homens maiores de 18 anos. A medida visa aumentar o número de militares e reverter o atual modelo exclusivamente voluntário.
Pelo novo plano, todos os homens nascidos a partir de 1º de janeiro de 2008 deverão se apresentar às Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr), realizar exames médicos e preencher um questionário de “motivação e aptidão”.
Apesar da exigência de alistamento, o serviço militar em si continuará sendo voluntário neste primeiro momento. A Bundeswehr trabalhará com metas de serviço a serem preenchidas por candidatos que se voluntariarem. Se a meta for atingida, o excesso de contingente será dispensado.
No entanto, o plano prevê um mecanismo para lidar com a baixa adesão. Se o número de voluntários for muito baixo, o parlamento alemão (Bundestag) poderá posteriormente decidir sobre a implementação de um sistema de recrutamento militar obrigatório baseado na demanda. Este modelo futuro poderá incluir um processo de seleção aleatória para preenchimento de vagas, mas os detalhes dessa distribuição ainda não foram estabelecidos.
O texto precisa ser aprovado pelo Parlamento para entrar em vigor.
Fonte: dw.com







