Regulamentação chinesa visa obrigar todos os veículos a ligarem em modo de desempenho reduzido para coibir arrancadas violentas no trânsito.
Os carros elétricos trouxeram acelerações rápidas, antes vistas apenas em superesportivos, mas o governo chinês propõe limitar esse desempenho. Uma nova regulamentação exigiria que todos os veículos vendidos no país, sejam eles elétricos ou a combustão, iniciem em um modo de desempenho reduzido, similar a um “modo Eco”.
O motorista ainda poderia acessar a potência total, mas teria que mudar o modo de condução manualmente a cada partida do carro, e somente após esperar cinco segundos.
A medida faz parte de uma atualização nas normas de segurança veicular e tem como objetivo reduzir comportamentos agressivos no trânsito, especialmente entre donos de carros elétricos potentes que aceleram instantaneamente.
Se aprovada, a norma afetará diretamente modelos de alta performance, como o Xiaomi SU7 Ultra e o Tesla Model S Plaid, que teriam que respeitar o tempo mínimo de aceleração nos primeiros segundos após a ignição, priorizando a segurança nas vias.
Fonte: automaistv.com.br







