Operação militar é anunciada em meio à escalada de ataques no Caribe e tensões regionais com a Venezuela
O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou na quinta-feira (13) o início da operação militar denominada “Lança do Sul”, que tem como objetivo combater “narcoterroristas” no Hemisfério Ocidental.
Em uma publicação na rede social X, Hegseth detalhou a missão: “Hoje, anuncio a Operação Lança do Sul. Liderada pela Força-Tarefa Conjunta Lança do Sul e pelo Comando Sul dos EUA (@SOUTHCOM), esta missão defende nossa pátria, remove narcoterroristas do nosso Hemisfério e protege nossa pátria das drogas que estão matando nosso povo”.
O Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM), que engloba 31 nações na América do Sul, América Central e Caribe, será responsável por liderar a operação.
O lançamento da “Lança do Sul” acontece em um contexto de aumento na intensidade dos ataques conduzidos pelos Estados Unidos contra embarcações suspeitas de narcotráfico tanto no Caribe quanto no Pacífico.
Além disso, o anúncio é feito enquanto a tensão com a Venezuela se eleva, marcada pela chegada do maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald Ford, da Marinha americana, à região.
Fonte: cnnbrasil.com







