Ex-Prefeito de Limeira Mario Celso Botion e atual assessor da Secretaria de Governo de Gilberto Kassab (PSD) teve busca e apreensão em sua residência e em uma de suas empresas
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 12, a Operação “Coffee Break”, visando desmantelar um esquema de fraude em licitações públicas em três estados. Entre os alvos da ação, que investiga suspeitas de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro, está um assessor da Secretaria de Governo, pasta chefiada por Gilberto Kassab (PSD).
Código “Café”
Um dos focos da operação é a cidade de Limeira. O ex-prefeito Mario Celso Botion teve sua casa e uma empresa alvo de mandados de busca e apreensão. Os investigadores apuram as compras de kits de robótica, livros paradidáticos e licenças de tecnologia feitas pela Prefeitura de Limeira junto à empresa Life Educacional.
O município gastou R$ 10,7 milhões de verba pública nas compras. As investigações indicam que a Life Educacional teria superfaturado seus produtos em até 35 vezes.
A investigação da PF revelou que a expressão “café” era utilizada pelos envolvidos para fazer alusão ao pagamento de valores em espécie (propina) para os interlocutores do esquema. Quebras de sigilo em agendas de investigados mostraram agendamentos, em três datas diferentes (17 de fevereiro de 2023, 26 de abril de 2023 e 12 de maio de 2023), com a anotação “Limeira: café”.
Os envolvidos na Operação “Coffee Break” poderão responder por crimes como corrupção, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação irregular e organização criminosa.
Fonte: G1 São Carlos







