Chanceler brasileiro aguarda resposta de Washington sobre proposta para solucionar pendências do tarifaço
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniram nesta quinta-feira (13) em Washington. O encontro teve como pauta a discussão sobre o aumento das tarifas alfandegárias imposto pelos Estados Unidos a diversos produtos brasileiros.
Após a reunião, Marco Rubio utilizou a plataforma X, antigo Twitter, para compartilhar uma foto com o chanceler brasileiro. “Me reuni com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, no Departamento. Discutimos assuntos de importância mútua e um marco recíproco para as relações comerciais entre os Estados Unidos e o Brasil”, escreveu o secretário de Estado, destacando a necessidade de reciprocidade na relação bilateral.
O chanceler Mauro Vieira afirmou após o encontro que o governo brasileiro está no aguardo da resposta dos Estados Unidos a uma proposta de “mapa de caminho”. Essa proposta visa orientar as negociações destinadas a solucionar as pendências comerciais, que se intensificaram com o anúncio de tarifas adicionais de 50% em outubro.
“Apresentamos nossas propostas para a solução das questões. Agora estamos esperando que eles nos respondam”, disse Vieira. Segundo o ministro, Rubio demonstrou interesse em avançar rapidamente nas tratativas para resolver o impasse.
Desde o anúncio do “tarifaço”, o governo brasileiro tem pressionado os EUA a rever as medidas, alegando que elas afetam setores estratégicos e contrariam compromissos firmados na Organização Mundial do Comércio (OMC). O governo norte-americano, por sua vez, defende a política como legítima para proteger sua indústria nacional.
Os dois países buscam concluir, até o fim deste mês, um acordo provisório que estabeleça o roteiro das negociações para os próximos um ou dois anos, com foco em superar as atuais barreiras comerciais.
Fonte: g1.globo.com







