A vítima, um homem de 58 anos que morreu em 30 de outubro, foi infectada após churrasco em cidade vizinha
A Vigilância Epidemiológica de Leme (SP) confirmou, nesta terça-feira (18), a terceira morte por febre maculosa no município em 2024. A vítima mais recente é um homem de 58 anos que morreu em 30 de outubro. Segundo a família, ele morava em Leme, mas foi infectado na vizinha Santa Cruz da Conceição, após participar de um churrasco. A esposa relatou ter encontrado 11 carrapatos no corpo do marido e também percebeu parasitas em si mesma.
Antes desse caso, outras duas mortes haviam sido registradas na cidade: a de uma criança de 9 anos, em 12 de outubro, e a de um homem de 44 anos, em julho. A doença, transmitida pelo carrapato-estrela, é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii e possui alta taxa de letalidade, especialmente quando o diagnóstico e o tratamento não são iniciados precocemente.
Com o novo óbito, a Prefeitura de Leme divulgou um alerta e reforçou o monitoramento das áreas consideradas de risco, que já receberam sinalização para orientar a população. Autoridades sanitárias recomendam atenção redobrada em locais com vegetação alta e a busca imediata por atendimento médico ao surgimento dos primeiros sintomas — como febre, dor de cabeça intensa, manchas pelo corpo e mal-estar — após possível contato com carrapatos.
Fonte: G1 São Carlos







