DIG prende três suspeitos e apreende 60 mil unidades avaliadas em R$ 700 mil
Uma operação da Delegacia de Investigações Criminais (DIG) de Bragança Paulista desmantelou, nesta segunda-feira (17), um esquema de falsificação de datas de validade em bebidas vencidas. Três homens — de 27, 34 e 36 anos — foram presos em flagrante no galpão onde atuavam, localizado às margens da rodovia Benevenutto Moretto, no bairro Mãe dos Homens.
A ação começou após uma denúncia anônima apontar que o local era usado para adulteração e falsificação de bebidas. Ao entrarem no galpão, os policiais encontraram cerca de 60 mil unidades de cervejas, refrigerantes e bebidas lácteas de suplemento alimentar com validade vencida. Também foram apreendidos equipamentos usados para apagar as datas originais e imprimir novas marcações nos rótulos.
Segundo o boletim de ocorrência, o trio utilizava produtos químicos para remover as datas de validade e, em seguida, imprimia novas informações, com o objetivo de recolocar os itens adulterados no mercado e enganar consumidores. O valor total do material apreendido foi estimado em aproximadamente R$ 700 mil.
A Vigilância Sanitária de Bragança Paulista foi acionada e destruiu todas as bebidas vencidas encontradas no local. Os suspeitos foram levados para a delegacia e, posteriormente, encaminhados à cadeia pública de Piracaia.
O caso foi registrado como crime contra as relações de consumo, falsificação de sinal empregado no contraste e associação criminosa.
Fonte: G1 – Globo







