Pagamento da primeira parcela do abono natalino coincide com a principal data de ofertas do comércio e exige atenção redobrada dos consumidores com o orçamento e a segurança digital.
O dia 28 de novembro será uma data crucial para trabalhadores e varejistas em 2025. As empresas têm até essa sexta-feira, o último dia útil do mês, para realizar o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Coincidentemente, neste mesmo dia acontece a Black Friday, a data promocional mais importante para o comércio, que deve movimentar cerca de 11 bilhões no país, conforme projeção da Neotrust.
A coincidência das datas cria um ambiente favorável para o aumento das vendas. Segundo Vanessa Martins, head de marketing da Neotrust, o recebimento de uma renda extra estimula o consumo. “Quando o consumidor entra na data com reforço de renda, ele tende a comprar mais e com mais confiança. A junção de renda disponível com a principal data de intenção de compra do calendário cria um ambiente muito favorável para aumento de volume e aceleração do consumo”, afirma.
Apesar do estímulo ao consumo, especialistas em finanças pessoais alertam para a necessidade de cautela. Gean Duarte, economista, educador financeiro e CEO da Bixa Rica, ressalta que o risco é muitos consumidores gastarem o dinheiro extra nessa época e se esquecerem das despesas tradicionais que chegam logo em seguida.
Entre os gastos citados estão impostos, material escolar, IPVA e IPTU. “É ótimo aproveitar a Black Friday, mas só se for com consciência e planejamento. Do contrário, o desconto de novembro pode se transformar na dívida de janeiro”, aponta Duarte.
Fonte: cnnbrasil.com







