Gabriel Spalone, alvo da Operação Dubai, chegou ao Brasil na última sexta-feira, 21, após tentar fugir para o exterior
O influenciador digital Gabriel Spalone, réu por furto qualificado e associação criminosa pelo desvio de mais de R$ 146 milhões de um banco via Pix, chegou ao Brasil na última sexta-feira, 21, após ter sido extraditado da Argentina. Ele aterrissou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e foi transferido para o Centro de Detenção Provisória, na mesma cidade.
Spalone foi um dos alvos da Operação Dubai, deflagrada em 23 de setembro pela Polícia Civil de São Paulo por meio da Divisão de Crimes Cibernéticos DCCiber, do Departamento Estadual de Investigações Criminais Deic. O inquérito apura o desvio milionário de uma instituição financeira ocorrido em fevereiro passado.
Com a prisão decretada, Spalone conseguiu fugir do país e foi encontrado dias depois, em 27 de setembro, no Aeroporto de Ezeiza, na região metropolitana de Buenos Aires, na Argentina. Ele foi detido por policiais argentinos e um oficial da agência internacional após ter seu nome incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol.
De acordo com a Polícia Civil, após a decretação da prisão, o empresário e dono das fintechs Dubai Cash e Next Trading Dubai saiu de São Paulo e foi de carro até Foz do Iguaçu, no Paraná. De lá, entrou no Paraguai e pegou um voo com destino a Nova York, nos Estados Unidos. A intenção do influenciador, que conta com 800 mil seguidores em seu perfil no Instagram, era fugir para Dubai.
Contudo, ao fazer uma conexão no Panamá, Spalone teve seu embarque para os EUA recusado após um alerta da agência aduaneira americana. Ele foi detido na área de trânsito do aeroporto panamenho depois de comprar uma passagem para Amsterdã. Em seguida, foi colocado em um voo para a Argentina, onde permaneceu preso até a extradição desta sexta-feira.
Fonte: terra.com.br







