Com 48 seleções e formato inédito, países-sede e ranking definem distribuição das equipes antes da definição dos grupos
A FIFA anunciou nesta terça-feira, dia 25, a composição dos quatro potes que serão utilizados no sorteio da Copa do Mundo de 2026, programado para 5 de dezembro em Washington, D.C. A divulgação organiza as 48 seleções que participarão da competição e estabelece o ponto de partida para a montagem dos 12 grupos da primeira fase, um formato que será aplicado pela primeira vez na história do torneio.
Os três países-sede, Estados Unidos, México e Canadá, foram colocados automaticamente no Pote 1. Eles se juntam às nove seleções mais bem posicionadas no ranking mundial, formando o bloco das cabeças de chave. As demais equipes foram distribuídas de acordo com sua colocação na lista da entidade e com os resultados das repescagens, ainda em andamento em algumas regiões.
Pote 1
Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
Pote 2
Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
Pote 3
Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
Pote 4
Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, além das vagas vindas das repescagens europeias A, B, C e D e das repescagens intercontinentais 1 e 2, que ainda serão decididas.
Os grupos irão de A a L, cada um composto por uma equipe de cada pote. A regra que impede que seleções da mesma confederação se enfrentem na fase inicial será mantida, com exceção para a Europa, que conta com 16 representantes e, inevitavelmente, terá mais de uma equipe em algumas chaves.
A FIFA também confirmou a posição dos anfitriões na tabela para facilitar a logística. O México abrirá o Grupo A, o Canadá ficará no Grupo B e os Estados Unidos iniciarão no Grupo D. As demais seleções do Pote 1 serão sorteadas para os grupos restantes.
O Pote 4 permanece parcialmente indefinido devido às repescagens europeias e intercontinentais, o que pode gerar combinações inesperadas na etapa final do sorteio. As vagas serão completadas nas próximas semanas.
A Copa de 2026 será a primeira edição com 48 seleções, o que amplia o número de partidas e deixa o processo de sorteio mais complexo. A divulgação dos potes representa a última preparação antes da definição oficial dos confrontos da fase de grupos.
Fonte: diariodopoder.com.br







