Setor cresce com expansão do monitoramento domiciliar e alerta para punições em caso de danos ao equipamento
O uso de monitoramento eletrônico no Brasil alcançou um nível inédito e modificou o cenário do sistema penal. Entre quase 1 milhão de pessoas cumprindo pena no país, 122 mil utilizam tornozeleira eletrônica em regime de prisão domiciliar, de acordo com dados do Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional. Em 2016, esse número era de apenas 6 mil, o que revela uma expansão acelerada na última década.
A demanda crescente impulsionou também o mercado de produção dos dispositivos. Empresas do setor projetam ampliar a fabricação e investir em tecnologias que permitam maior armazenamento e compartilhamento de informações sobre o monitoramento.
Sávio Bloomfield, presidente da Spacecom Monitoramento SA, empresa que diz acompanhar mais de 100 mil tornozeleiras em 16 Estados, explica que os episódios de tentativa de violação continuam sendo exceção, mesmo com o número recorde de equipamentos em uso. Segundo ele, menos de 1% dos monitorados tenta danificar ou manipular a tornozeleira.
Bloomfield afirma que qualquer tentativa de adulteração fica registrada e é comunicada à Justiça, que define as penalidades de acordo com cada caso. O executivo destaca que não arriscaria violar um equipamento, já que a infração se torna parte do prontuário e pode resultar em sanções adicionais.
O presidente da empresa diz que nunca havia visto um caso de tentativa de rompimento com ferro de solda, como o que envolveu o ex-presidente Jair Bolsonaro, que admitiu ter usado a ferramenta durante a madrugada para tentar mexer em sua tornozeleira e depois comunicou o fato às autoridades. A Spacecom, no entanto, não é a fornecedora do equipamento utilizado pelo ex-mandatário.
Mesmo sem episódios semelhantes, Bloomfield relata que a empresa já recebeu tornozeleiras quebradas, furadas ou cortadas. Em todas as ocorrências, segundo ele, há registros suficientes para esclarecer o que aconteceu com o monitorado. Ele comenta que a tecnologia oferece um nível detalhado de informações, o que garante rastreabilidade completa sobre o uso do equipamento.
Fonte: bbc.com







