Movimentação histórica ocorreu na sexta-feira durante a Black Friday e pagamento da primeira parcela do 13º salário
O Pix atingiu um novo recorde ao registrar 297,4 milhões de transações em apenas um dia, informou o Banco Central nesta segunda-feira (1º). Os dados correspondem à última sexta-feira (28) e representam um volume financeiro de R$ 166,2 bilhões.
O recorde anterior havia sido registrado em 5 de setembro, com 290 milhões de operações. Segundo o Banco Central, os números refletem a importância do Pix como infraestrutura digital pública e seu papel no funcionamento da economia brasileira.
O aumento de transações coincide com a Black Friday e o prazo final para o pagamento da primeira parcela do 13º salário, o que impulsionou a movimentação financeira entre os brasileiros.
Desde o seu lançamento, em novembro de 2020, o Pix se consolidou como ferramenta essencial para mais de 170 milhões de brasileiros, com cerca de 890 milhões de chaves cadastradas. Até 30 de setembro de 2025, foram movimentados R$ 85,5 trilhões por meio do sistema, ampliando o acesso ao sistema financeiro e estimulando a concorrência entre instituições.
Em novembro, entraram em vigor novas regras do Banco Central para aumentar a segurança do Pix e facilitar a devolução de valores a vítimas de fraudes e golpes. Antes, a restituição era possível apenas na conta utilizada na fraude, mas agora os mecanismos permitem rastrear transferências realizadas rapidamente por golpistas.
Fonte: g1.globo.com







