País passa a proibir acesso de adolescentes a várias redes sociais a partir de 10 de dezembro
A Meta começou a desativar contas de australianos com menos de 16 anos no Instagram, Threads e Facebook. A empresa quer concluir o processo até 10 de dezembro, quando entra em vigor a lei que proíbe menores dessa faixa etária de utilizar diversas plataformas digitais no país.
A nova legislação também atinge TikTok, YouTube, Snapchat, X, Reddit, Twitch e Kick. As empresas que não cumprirem as regras poderão ser multadas em até 49,5 milhões de dólares australianos. A medida afetará centenas de milhares de jovens, incluindo cerca de 350 mil usuários do Instagram entre 13 e 15 anos.
A Meta informou que os adolescentes poderão baixar seus conteúdos e que o acesso será restaurado ao completarem 16 anos. Aplicativos como WhatsApp, LinkedIn, Pinterest e Roblox estão fora das restrições.
O YouTube criticou a lei, alegando que deixará menores menos protegidos, mas confirmou que banirá automaticamente usuários de até 15 anos. A ministra das Comunicações, Anika Wells, rebateu dizendo que, se há conteúdo inadequado na plataforma, cabe ao YouTube corrigir o problema.
Fonte: dw.com







