Atletas repetem vitória de 2024 e são eleitos melhores do ano em cerimônia em São Paulo
Carol Santiago e Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, foram eleitos melhores atletas do Prêmio Brasil Paralímpico de 2025, repetindo o resultado do ano passado. A cerimônia, realizada no Tokio Marine Hall, em São Paulo, reconheceu os principais destaques do paradesporto nacional.
Os dois se destacaram no Campeonato Mundial em Singapura. Gabrielzinho, da classe S2, venceu os 50 e 100 metros costas e os 200 metros livre. Carol Santiago, da classe S12, conquistou ouro nos 50 e 100 metros livre, 100 metros costas e no revezamento 4×100 medley para atletas com baixa visão.
Verônica Hipólito, velocista da classe T36, foi eleita Atleta da Galera em votação popular, marcando a primeira vez que todas as finalistas eram mulheres.
A cerimônia distribuiu 34 troféus. Fábio Antunes, técnico de Gabrielzinho, e Alessandro Tosim, da seleção feminina de goalball, foram premiados como melhores treinadores de modalidades individuais e coletivas. Alessandra Oliveira recebeu o prêmio de atleta revelação, e o Praia Clube, de Uberlândia (MG), foi reconhecido como equipe destaque do ano.
A escalada foi incluída entre os esportes paralímpicos e Marina Dias, bicampeã mundial da classe RP3, recebeu o prêmio da modalidade. A escalada fará sua estreia nos Jogos de Los Angeles em 2028.
Outros destaques incluem Jerusa Geber (atletismo), Vitor Tavares (badminton), Sérgio Veiga (basquete em cadeira de rodas) e Fernando Rufino (canoagem).
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br







