Mandados de busca e apreensão são cumpridos em seis cidades de São Paulo; grupo investigado atua da fabricação à venda de peças de exaustão
Uma operação contra fraude fiscal no setor de autopeças cumpriu mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (10) em Campinas, Limeira, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. O grupo investigado é suspeito de irregularidades que resultaram em um prejuízo estimado de quase R$ 70 milhões nos últimos cinco anos.
As empresas investigadas atuam desde a fabricação até a comercialização de peças de exaustão para veículos. De acordo com as autoridades, elas manipulam informações sobre o ICMS, que deveria ser recolhido por outras empresas da cadeia produtiva, para reduzir o imposto devido ao governo.
Apesar de ações anteriores da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), que já resultaram em cobranças superiores a R$ 257,9 milhões, as irregularidades persistem. A investigação indica ainda que, embora cada empresa tenha sócios diferentes, todas seriam controladas pelas mesmas pessoas, levantando suspeitas de uso de laranjas para simular independência.
Além da fraude fiscal, há indícios de outros crimes, como lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio. A operação foi batizada de “Exaustão” pelas autoridades responsáveis pela investigação.
Fonte: g1.globo.com







