Parlamentar segue presa na Itália enquanto decisão reacende debate constitucional
A Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira, 10, manter o mandato de Carla Zambelli (PL-SP), mesmo após sua condenação definitiva pelo Supremo Tribunal Federal. O pedido de cassação teve 227 votos favoráveis, 170 contrários e 10 abstenções, número insuficiente para atingir os 257 votos exigidos.
Zambelli foi condenada a dez anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça, ação realizada com o hacker Walter Delgatti Neto, que incluiu a inserção de documentos falsos para desacreditar o Judiciário. A decisão do STF também determinou a perda imediata do mandato.
A posição do plenário contrariou a recomendação da Comissão de Constituição e Justiça, que defendia a cassação. O resultado reacende o debate sobre a interpretação da Constituição em casos de condenação criminal de parlamentares, situação semelhante à vivida por Natan Donadon em 2013.
A deputada não estava presente, pois segue presa na Itália após fugir do Brasil. Ela aguarda análise do pedido de extradição solicitado pelo governo brasileiro e ainda responde a outra condenação definitiva por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, somando mais de cinco anos de pena.
Fonte: g1.globo.com







